Conversa pedagógica com a profa. Flávia Vieira

Compartilhe!

Colegas,

Com o título: “Conversas pedagógicas”, inspirados nas contribuições de Freire, temos convidado colegas de profissão a construir conosco o exercício do diálogo, visando revisitar questões importantes e caras para o campo da formação/profissão docente. Em um primeiro momento, conversaram conosco o prof. António Nóvoa, o Prof. Miguel A. Zabalza e o prof. Rui Canário sobre “Formar (-se) para a docência nas licenciaturas”.

Neste novo ciclo de conversas pedagógicas, queremos expressar nossa perplexidade diante, muitas vezes, do não “lugar” da Pedagogia como ciência da/para a educação, na formação dos professores. Parafraseando Freire, ousamos dizer que a formação docente e a Pedagogia não podem se “divorciar”, já que são campos indissociáveis quando se trata de uma educação transformadora. Apostamos, assim, seguindo com Freire, que não é possível pensar a formação dos professores sem a Pedagogia, como ciência da/para a educação.

Este diálogo com a Profa. Flávia Vieira, sobre a “PEDAGOGIA, como ciência da/para a educação, nas diversas licenciaturas: por que e para quê?”, inaugura o novo ciclo da seção: “Conversas pedagógicas”. Nos meses subsequentes, seguiremos ampliando o debate e apre(e)ndendo outros (novos) jeitos de construir conexões entre a formação dos professores e a Pedagogia, com as contribuições da Profa. Isabel Sabino e da profa. Leda Scheibe, fechando com a entrevista com o Prof. Dermeval Saviani, por ocasião da publicação do dossiê: PEDAGOGIA: pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade, Revista Educere et Educare – periódico da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel.

De um modo ou de outro, juntos/as, apre(e)nderemos outros jeitos de construir a formação dos (com) professores e, sobretudo, a construir outro(s) (novos) olhar(es) a respeito da necessária relação entre a Pedagogia e a formação docente.

Boa leitura!

Nossos sinceros agradecimentos a Profa. Flávia Vieira pela atitude sempre de delicadeza e atenção para conosco. Inspirados em suas reflexões, sigamos construindo o presente para cuidar do futuro da formação/profissão docente.
Obrigado, Profa. Flávia Vieira.
Laconex@o | UFPB.

Clique para ler mais sobre… Conversa pedagógica com a Profa. Flávia Vieira

Arte: Cosmo Veras | Artista plástico cearense 

Voltar ao topo