Conexões

A formação inicial dos professores é o processo que marca a entrada na profissão docente e a partir da qual os formandos constroem conhecimentos e desenvolvem competências inerentes à docência. Não obstante, nesse processo, torna-se latente a dicotomia teoria-prática, denunciando um hiato entre o que os estudantes aprendem na universidade e o currículo da Educação Básica; o tempo destinado às práticas de ensino, aos estágios supervisionados e uma ausente articulação entre a formação inicial dos professores e o processo pedagógico das escolas são alguns dos problemas que, ainda, perpassam a formação inicial docente no contexto nacional e internacional.   

No tocante, especificamente, as possibilidades de mobilidade e articulação entre a formação inicial dos professores e os sistemas de ensino, por meio, sobretudo, das práticas de ensino e estágios supervisionados, parece, ainda, persistir a ausência de uma continuidade e de uma articulação coerente e abalizada na ideia de um formando/a reflexivo/a e de uma formação baseada na investigação. A formação inicial docente, como processo de profissionalização, inserida na realidade dos sistemas escolares e articulada aos problemas sentidos pelos professores, constitui-se, ainda, um “velho” e sempre presente problema no campo da formação dos professores.

O Laconex@o se junta a Escolas de Educação Básica, instituições de Ensino Superior, Grupos de estudos e pesquisas e outros profissionais/pesquisadores visando desenvolver parcerias/atividades pedagógicas de (trans) formação docente-discente. Pretendemos, assim, problematizar a formação inicial de professores em contextos escolares tendo como referência as práticas de ensino, os estágios supervisionados e os programas de profissionalização docente (iniciação à docência), no Brasil e em outros países.

Ao desenvolvermos práticas, estudos e pesquisas – em formação de professores como espaço de (des) envolvimento – buscamos contribuir para a reflexão e a defesa de políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais de formação de professores capazes de apontar caminhos para a definição de politicas nacionais e internacionais visando a construção de uma formação inicial docente articulada, de diferentes formas, aos contextos escolares.

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