Dia do professor | 2020

A nossa Arte é a DOCÊNCIA!

No dia 15 de outubro, comemoramos no Brasil o Dia do/a Professor/a.  Essa data é um importante momento para o reconhecimento da importância da PROFISSÃO DOCENTE no âmbito dos domínios das relações e atividades humanas. Por outro lado, em nosso país, que vive tempos tão desafiadores, a “valorização” conferida à profissão docente, nos mais diversos contextos, parece contrapor-se ao reconhecimento verdadeiro da importância da docência.

Mas, para além de um ofício, não podemos ignorar a DOCÊNCIA como arte – criação, recriação e (trans)formação – e ciência. Essa perspectiva é fundamental para compreender que os professores e as professoras desempenham um complexo papel social crítico e reflexivo, que exige constante pesquisa.

Assim, tendo como tema “A nossa Arte é a DOCÊNCIA”, organizamos um conjunto de reflexões dirigidas aos professores, profissionais envolvidos com a educação e a todos os interessados na profissão docente, pois são muitas as formas como este Dia pode ser celebrado em todos os níveis educacionais e contextos sociais. O importante é que essa data seja marcada por algumas ações concretas que recordem, de diferentes modos, o quanto a profissão docente é importante no/para a transformação do contexto social/cultural.

É com satisfação que partilhamos as reflexões sobre: o que significa ser PROFESSOR/A? O que dizer aos professores em tempos tão desafiadores? Dos professores: Clermont Gauthier; Joana Paulin Romanowski; Maria Asuncion Lopez Carretero e Philippe Meirieu. Juntamente com as contribuições desses professores, também socializamos reflexões de professores da Educação Básica do Brasil. A esses professores, nossa gratidão pela atenção e gentileza com que acolheram o nosso convite. Com justeza e seguramente podemos dizer que as vossas reflexões alargarão os nossos horizontes profissionais e pessoais e potencializarão a docência, enquanto profissão que transversaliza e transforma os diferentes setores da vida.

Navegue no sumário para acessar aos textos e desejamos ótima leitura!

Philippe Meirieu

Professora e professores de todos os países, uni-vos …

Enseignants et enseignantes de tous les pays, unissez-vous…


Joana Paulin Romanowski

Ser professor (a) em tempos de incertezas


Jorge Larrosa Bondía

Mais uma vez…

Una vez más


Maria Asuncion Lopez Carretero

O ofício de ensinar

El oficio de enseñar


Clermont Gauthier

Apoiar-se na ciência e agir com tato, este é o desafio do docente da atualidade

S’appuyer sur la science et agir avec tact, voilà le défi de l’enseignant d’aujourd’hui


Professores da Educação Básica

Ana Leticia dos Santos Canuto do Nascimento

De professora a formadora

Dara dos Santos Nascimento

O desafio e a dádiva de ser professora

Comemore e lute conosco pela valorização e dignidade docente merecida!

*Imagem: Dia do professor | Laconex@o | UFPB | 2020 de Cosmo Veras |  Artista plástico cearense, Nordeste, Brasil. 

Voltar ao topo