Artigos

Abordagem Transversal do Ensino e Aprendizagem da Língua Materna e Promoção de uma Educação para a Cidadania Global

Autoras: Cristina Manuela Sá; Luciana Mesquita.

Revista Cocar (UEPA), Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 315-332.


Admirável Mundo Pós-moderno: que futuro para a educação?

Autora: Jesus Maria Sousa

Revista Cocar (UEPA), Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 333-346.


As relações étnico-raciais e a interculturalidade na educação uma contribuição da decolonialidade

Autores: Sawana Araújo de Souza; Wilson Honorato Aragão.

SAJEBTT, Rio Branco, UFAC, v.6 n.2, p. 685 – 698, 2019. Edição ago/dez.

A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: Considerações e recomendações a partir de um estudo piloto

Autores: Amanda Franco; Rui Marques Vieira.
 
Revista Cocar (UEPA), Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 200-218.

A Gamificação Aplicada à Formação Inicial de Professores de Física em Três Opções Metodológicas

Autor: Ivan Fortunato

Revista Multidiciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), v. 9, n. 20, 61-81, 2020.


Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI

Autores: José Augusto Pacheco; Joana Sousa; Ila Beatriz Maia.

Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 65, p. 528-557, abr./jun. 2020


De professor formador para professor formador: quatro desafios para formar para a docência nas licenciaturas

Autores: Osmar Hélio Alves Araújo; Ivan Fortunato. 

Revista Educação em perspectiva (ONLINE), v. 11, p. 1-14, 2020.


Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo

Autores: José Jackson Reis dos Santos, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Osmar Hélio Araújo.

Horizontes38(1), e020037.


Dilemas (in) visíveis da formação para a docência nas licenciaturas

Autores: Ivan Fortunato; Osmar Hélio Alves Araújo; Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro.

Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 509-527, 2020.


Educação do campo: estudo sobre a base nacional comum curricular a partir de percepções de professores/as da área de ciências humanas

Autores: Emerson Augusto de Medeiros; Maria Alcinete Gomes de Menezes.

Revista Cocar (UEPA), V.14 N.28 Jan./Abr./ 2020 p. 17-32.


Ensino de Didática na formação docente: Como? Por quê? Qual? Quem? 

Autores: Ivan Fortunato; Osmar Hélio Alves Araújo; Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro.

Revista Cocar (UEPA),  Edição Especial N.8. Jan./Abr./2020 p. 67-85.


Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis respostas

Autores: Osmar Hélio Alves Araújo; Elcimar Simão Martins

Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 28, p. 191-203, 2020.


O estágio como práxis, a pedagogia e a didática: que relação é essa?

Autor: Osmar Hélio Alves Araújo

Revista eletrônica de Educação (São Carlos), v. 14, p. 1-15, 2020.


O Estágio Supervisionado na área de Gestão Escolar na LEDOC/UFERSA – dispositivo de formação e desenvolvimento profissional docente?

Autores: Emerson Augusto de Medeiros; Késia Kelly Vieira de Castro.

Revista Cocar (UEPA), Edição Especial V.08. Jan./Abr./2020 p. 219-241.


Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste: estudo curricular sobre a formação de professores por áreas de conhecimento

Autores: Emerson Augusto de Medeiros;Jamira Lopes de Amorim; Sandra Maria Gadelha de Carvalho.

Práxis Educativa (UEPG. ONLINE), v. 15, p. 1-22, 2020.


Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: relato de experiências com a disciplina Didática em licenciaturas

Autor: Ivan Fortunato

Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas, SP, v.6 1-13, 2020.


Regresso às aulas: exige-se agora uma normalidade prudente

Autor: José Augusto Pacheco

Público, 03/09/2020.


Uma outra escola?

Autor: José Augusto Pacheco

Público, 07/04/2020.

Que a leitura dos artigos aqui disponibilizados seja um primeiro passo neste caminho de reflexão e (re) construção da formação/profissão DOCENTE, envolvendo os diferentes atores das Instituições de Ensino Superior e Escolas de Educação Básica. 

Excelente leitura a tod@s!

Voltar ao topo