Dossiês/Números temáticos e livros

Seção temática: Docência(s) na Educação de Pessoas jovens, Adultas e Idosas 

Organizadores: Prof. Dr. José Jackson Reis dos Santos, Prof. Dr. Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro e Prof. Dr. Osmar Hélio Araújo.

Periódico Horizontes 

Esta seção temática discute os desafios políticos, teóricos e metodológicos no campo da docência da EPJAI, considerando as características da sociedade contemporânea em um contexto de resistências e (trans)formações sociais, educacionais, políticas e culturais. Nesse sentido, apresenta artigos que apontam também às potencialidades de experiências educacionais e culturais diversas como instrumento de resistência consciente, de luta política; de indignação diante das injustiças sociais e, sobretudo, de comprometimento com a promoção, a defesa e o fortalecimento da dignidade humana, fortalecendo, com isso, os estudos sobre a docência neste âmbito.

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Dossiê DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas

Organizadores: Osmar Hélio Alves Araújo, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Jacques Therrien, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 509-527, abr./jun. 2020. 

A docência universitária, como uma atividade complexa e que exige múltiplas condições e saberes para a construção das práticas pedagógicas, exige o aprofundamento de questões cruciais, a exemplo da questão da formação dos professores que atuam neste segmento; da prática educativa e da pesquisa em seus plurais aspectos, assim como das inter-relações didáticas na docência universitária. A análise dessas três dimensões – DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – está intrinsecamente relacionada com o êxito do exercício do magistério no Ensino Superior e com a formação de profissionais capazes de atuar em várias áreas e campos da sociedade. A docência universitária requer, por sua vez, no bojo de sua formação e atuação, o domínio de conhecimentos específicos, a construção de saberes e práticas que historicamente não foram, muitas vezes, investigadas no âmbito acadêmico.

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Dossiê A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: controvérsias, desafios e perspectivas

Organizadores: Osmar Hélio Alves Araújo e Ivan Fortunato.

Revista Educação em Perspectiva, 11, e020004, 2020.

Este dossiê compila pesquisas que realçam as controvérsias, destacam os pontos críticos, os desafios, mas também elaboram outras perspectivas que permeiam o campo da formação e do desenvolvimento profissional docente. Assim, busca-se contribuir para a reflexão e a defesa de políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais de formação de professores, capazes de articular os tempos, os espaços e as condições necessárias de formação e de trabalho dos professores. 

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Dossiê: Pedagogia, Didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos

Organizadores: Ivan Fortunato; Osmar Hélio Alves Araújo.

Revista Cocar, 1. ed. Belém-PA, 2020.

O conjunto de artigos aqui compilados reune pesquisas que realçam o lugar da Pedagogia e da Didática na formação e no crescimento docente, e as feições que ambas têm assumido (ou, deverão assumir) na formação e no desenvolvimento profissional dos professores. Assim, almeja-se contribuir para a reflexão e a defesa de políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais de formação de professores, capazes de apontar novos caminhos para a suplantação das controvérsias, dos pontos críticos e desafios que, ainda, permeiam a relação entre a Pedagogia, a Didática, a formação e o desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade.

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