Estudos e pesquisas

Pesquisas em andamento

Pesquisa | PROPPG | UFERSA

EDUCAÇÃO SUPERIOR: perfil sociocultural e econômico de estudantes de licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande do Norte | Brasil

Síntese 

Não é de hoje que, na área de Educação, há a demanda de estudos que se direcionem para as questões do âmbito da Educação Superior brasileira. Com referência aos cursos de licenciatura há a preocupação por parte das entidades representativas e comunidade social com políticas públicas que qualifiquem e contribuam com a formação dos/as professores/as. Nesse sentido, pretendemos, com o presente estudo, analisar o perfil sociocultural e econômico de estudantes de licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande do Norte, quais sejam: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mais especificamente fizemos a delimitação para os cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – LEDOC | Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e para as Licenciaturas em Ciências Biológicas e Geografia | Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A pesquisa se justifica no fato de acreditarmos que para pensarmos em políticas públicas de formação inicial docente há a necessidade de conhecermos, em pormenores, os/as estudantes das graduações tanto no contexto econômico quanto na dimensão sociocultural.
Palavras-chave: Educação Superior. Licenciaturas. Estudantes.

Equipe:
Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros – Coord.
Ramon Roseno Alves – Membro
Prof. Dr. Osmar Hélio Alves Araújo – Membro Externo


Pesquisa | PROPESQ | UFPB – 2020 | 2021

O LUGAR DA PEDAGOGIA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E A FORMAÇÃO DOCENTE REFLEXIVA: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – DED/CCAE/UFPB – Campus IV

Síntese 

Os estágios supervisionados na formação inicial dos professores, no Brasil, vêm se efetivando, muitas vezes, de modo insuficiente para a necessária formação de um profissional capaz de compreender e transformar o fenômeno educativo. O objeto de estudo desta pesquisa é as possíveis articulações entre a Pedagogia, como ciência da–para a educação, e os estágios supervisionados do Curso de licenciatura em Pedagogia do DED–CCAE–UFPB – Campus IV. Trata-se de uma proposta de pesquisa situada no campo das Ciências Humanas–educação, mas especificamente no contexto da formação inicial de professores no Brasil. O objetivo é averiguar as possíveis articulações entre a Pedagogia, como ciência da/para a educação, e os estágios supervisionados do Curso de licenciatura em Pedagogia do DED–CCAE–UFPB – Campus IV, visando, em especial, uma formação docente reflexiva. A grande pergunta da pesquisa em tela é: em que medida há um lugar de relevo à Pedagogia e a reflexão nos estágios supervisionados do Curso de licenciatura em Pedagogia do DED–CCAE–UFPB – Campus IV? Trata-se de um estudo documental que se apoia na leitura e na análise dos relatórios dos Estágios Supervisionados e do Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Pedagogia do DED–CCAE–UFPB – Campus IV.
Palavras-chave: Formação docente. Estágios supervisionados. Pedagogia. Formação docente reflexiva.

Equipe:
Prof. Dr. Osmar Hélio Alves Araújo – Coord.
Alexandro da Silva Nunes – Membro
Daniel Rodrigues – Membro
Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros – Membro Externo


PROFESSORES DE DIDÁTICA DAS LICENCIATURAS DO BRASIL: ANÁLISE DOCUMENTAL DE TESES NACIONAIS 2015 – 2019

Pesquisa | PROPESQ | UFPB – 2020 | 2021

Síntese 

Não é com o mero transcorrer dos anos de atuação profissional que os professores formadores se desenvolvem e aprimoram as competências profissionais como docentes formadores. Sendo assim, sobressai a necessidade de estudos e pesquisas acerca da docência no Ensino Superior e, em especial sobre as problemáticas que perpassam o trabalho dos professores formadores em cursos de licenciatura. Esta pesquisa, a partir de um levantamento documental, pretende analisar teses disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, com foco nos professores da disciplina de Didática nas licenciaturas no Brasil. A questão norteadora deste estudo é: o que apontam as teses no tocante aos professores da disciplina de Didática, seu papel formador no contexto das licenciaturas? Em termos metodológicos, analisaremos o conjunto das produções doutorais por meio da abordagem qualitativa de pesquisa e da análise documental como técnica de coleta de dados. No tocante às referências teóricas mais significativas ao nicho desta investigação, trabalharemos com as formulações teóricas mais recentes a respeito da Didática; ensino de Didática; docência universitária trabalho dos professores formadores e suas implicações na formação de professores (MIZUKAMI, 2006; CRUZ; ANDRÉ, 2013; MARAFELLI, RODRIGUES, BRANDÃO, 2017; ARAÚJO, FORTUNATO, CASTRO, 2020).
Palavras-chave: Disciplina de Didática; Professores formadores; Formação Inicial de Professores.

Equipe:
Prof. Dr. Osmar Hélio Alves Araújo – Coord.
Alexandro da Silva Nunes – Membro
Daniel Rodrigues – Membro
Prof. Dr. Ivan Fortunato – Membro Externo


Trabalhos de conclusão de curso – Semestres 2019.2 

Um olhar sobre os desafios da formação inicial do professor de Língua Espanhola em cursos EAD

Gilmara Gomes da Silva
Estudante do Curso de Letras|Língua Espanhola
UFPB | EAD


Trabalhos de conclusão de curso – Semestres 2020.1

Método Fônico no processo de alfabetização: um estudo no 4º e 5º ano da EEF Professor Adailton Coelho Costa – Mamanguape – PB

Juliana de Moraes Costa
Estudante do Curso de Pedagogia
DED | CCAE | UFPB | Campus IV


Acervos escolares: guardiões de memória

Maria Letícia do Nascimento
Estudante do Curso de Pedagogia
DED | CCAE | UFPB | Campus IV


Apreendendo a docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia – DED | CCAE | UFPB: desafios vistos-vividos e aprendizagens apreendidas na perspectiva de estudantes docentes

Maria Manuela Costa de Lima dos Santos
Estudante do Curso de Pedagogia
DED | CCAE | UFPB | Campus IV


O Projeto “Cantando no terreiro do povo” no contexto da EJA: um estudo em comunidades de Lagoa de Dentro – PB

Michelle do Nascimento Fernandes
Estudante do Curso de Pedagogia
DED | CCAE | UFPB | Campus IV

Voltar ao topo